Arquitetos imaginam o futuro em perspectivas de cidades

Lista apresenta sete renders com projetos de cidades futuristas

Pensar como serão as cidades no futuro é uma atividade muito comum. Inspirando-se em filmes de ficção científica ou na própria imaginação, as mais variadas visões futuristas surgem.

No mundo dos arquitetos e designers esta prática pode ser retratada por renders de projetos ousados e, por vezes, bem imaginativos.

O site Architizer listou perspectivas futuristas de sete profissionais que projetaram sua concepção de como será a vida daqui alguns anos. Confira:

HYDROGENASEHydrogenase Algae, por Vincent Callebaut

Especialista em biomimetismo, o arquiteto belga Vincent Callebaut atravessa a linha entre a engenharia e biologia para imaginar propostas ambiciosas para as cidades sustentáveis do futuro. Como é o caso do projeto Hydrogenase Algae, em que ele imagina o futuro de Xangai, na China, povoado por aeronaves habitadas, capazes de produzir energia a partir de hidrogênio.

TORRE AP002T

Torre AP002T, por Nicolas Richelet

O artista e designer Nicolas Richelet, que atua na concepção de renders para a arquitetura do mundo todo, concebeu a proposta de um arranha-céu que perfeitamente plausível para grandes metrópoles em meio ao deserto, como Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, ou Doha, em Qatar. O projeto, chamado Torre AP002T, tem envelopamento externo perfurado, apresentando uma estrutura futurista.

KAPSARKKAPSARC, por Zaha Hadid Architects

A arquiteta Zaha Hadid em seu escritório atualmente desenvolve trabalhos que se assemelham com as previsões populistas do futuro. Um exemplo pertinente, e que está sendo construído em Riade, naArábia Saudita, é o centro de pesquisa KAPSARC. O empreendimento terá como foco e objeto de estudo as preocupações técnicas e ambientais ao redor do petróleo. O interior do projeto, apresenta inspirações arquitetônicas da ficção científica.

FIVE PILLARSThe Five Pillars, por BIG Architects
O escritório dinamarquês Bjarke Ingels Group (BIG Architects) tem realizado muitos projetos com visão de futuro nos últimos tempos. No entanto, uma das propostas mais ousadas e futuristas da empresa continua a ser apenas um conceito. O escritório desenvolveu o The Five Pillars, em Dubai, Emirados Árabes Unidos, formando um bloco de cidade invertido, com uma estrutura assemelhando-se a uma caverna.

Crater Scraper, por Xiaomiao Xiao, Lixiang Miao, Xinmin Li, e Minzhao Guo
O projeto Crater Scraper, desenvolvido pelos arquitetos Xiaomiao Xiao, Lixiang Miao, Xinmin Li, and Minzhao Guo, é uma solução imaginada para a cura da superfície da Terra, como se o planeta tivesse sofrido o impacto de asteróides. A comunidade prevê assentamentos construídos, com diferentes tamanhos, dependendo da dimensão de cada cratera. A paisagem urbana luminosa parece com o pano de fundo para uma obra espacial épica.

Floating City Concept, por Neil Maccormack
O renomado artista digital Neil Maccormack explora uma visão mais esperançosa do futuro. Seu projeto Floating City Concept conta com água, árvores e pássaros habitando um ambiente celeste, enquanto biosferas levitam criando uma paisagem urbana nos céus.

Futura Cidade, por Josue E. Perez
Por fim, o render concebido pelo designer Josue Perez inclui todos os ingredientes de um sonho de um futuro ideal, com sol de ajuste perfeito, formações de nuvens dramáticas, e uma arquitetura verdadeiramente futurista. Esta é a visão do artista para as cidades do mundo, talvez não tão distante.

 

Fonte: Arcoweb

Siga-nos e curta nossa página