em VIVENDO MELHOR
Os meios de hospedagem de Gramado, no Rio Grande do Sul, se adaptaram com o intuito de desfazer as barreiras que prejudicavam o bem-estar das pessoas com deficiência. Hoje, deficiência física não é mais empecilho para quem sonha em conhecer a Região das Hortênsias. Alguns hotéis já possuem elevador, rampas de acesso, corredores largos e acomodações especialmente adaptadas, com portas amplas, interruptores baixos e barras de apoio, facilitando o acesso de cadeirantes.
– – – – – – – – – –
– – – – – – – – – – – –
Com a revitalização da Avenida Borges de Medeiros, ficou ainda mais fácil passear pela cidade. As calçadas são largas e em cada esquina há rampas de acesso, facilitando na hora de atravessar a rua ou se locomover com cadeirantes. A maioria dos pontos turísticos tem acesso fácil ou entrada especial para deficientes, como é o caso do Lago Negro e da Igreja Matriz São Pedro, por exemplo. No Lago Negro, a entrada é em calçada e há rampas para chegar até a beirada do Lago. No ponto turístico é possível caminhar em volta do Lago em um caminho de brita. Como alternativa, existem dois carrinhos que levam as pessoas pelo mesmo trajeto, mas sem precisar caminhar. Na Igreja Matriz São Pedro, no centro de Gramado, apesar de a entrada principal ser em degraus, há uma entrada lateral (à esquerda, em direção à Rua Pedro Benetti) com rampas de acesso. Reformado em 2011, o Palácio dos Festivais, o cinema de Gramado, agora conta também com estrutura própria para disponibilizar o acesso de cadeirantes à sala de cinema.
Embora algumas lojas possuam em sua entrada pequenos degraus, a maioria delas conta com uma entrada alternativa ou com a porta no mesmo nível da calçada, facilitando o acesso. Nos restaurantes, a mesma situação. É importante ressaltar que o banheiro público de Gramado, localizado na Praça Major Nicoletti, abaixo do Centro de Informações Turísticas, também conta com banheiro especialmente adaptado, com rampa de acesso, portas largas e barras de apoio. E a Rodoviária de Gramado também está adaptada para bem receber nossas visitantes com deficiência física. Na hora de estacionar, principalmente no centro da cidade e próximo aos pontos turísticos, Gramado conta com vagas de estacionamento especiais para idosos e deficientes. Mas lembre-se, Gramado agora tem parquímetros (estacionamento pago/rotativo).
Fonte: Gramadosite
Leave a Reply