Arq. Flávio Inserra

Olá de novo!

Nestes quase 40 anos de profissão, já ouvi muitas vezes pedidos para “não exagerar na cor”, pois todos sabem que gosto de projetos com iluminação dramática e uso de cores mais vibrantes. Mas isso não é regra. Já fiz ambientes totalmente brancos também.

Cozinha totalmente branca

Coloco em primeiro lugar o conforto e o acolhimento que o ambiente deve proporcionar, levando em conta que o espaço deve ser aconchegante e agradável.

Mas hoje nosso foco é “aquela cor” que causa pânico nos clientes que ainda não estão acostumados com meu trabalho: o temido VERMELHO.

Vermelho na sala de música

No exemplo acima, o cliente falou assim que sentou na minha frente: “Por favor, nada de vermelho!” Alguns dias depois, ele retornou para a apresentação da minha proposta para o novo apartamento. Eu preparei uma apresentação com seis diferentes cores atrás do piano (entre elas, o vermelho)

Quando chegou o slide fotorrealista com o fundo vermelho, passei bem rápido e ele pediu para eu voltar. Eu estava ansioso prá ver qual seria a reação…

Ficou em silêncio longos minutos, e finalmente disse: “Você é fogo” ( ou algo parecido). E assim, foi feita toda a obra e finalizada com minha cor preferida.

Foto do último dia de obra

Entre todas as cores, o injustiçado vermelho tem sido o maior vilão e merece exatamente por isso uma especial atenção.

A cor vermelha significa paixão, energia e excitação. A cor quente está associada ao poder, à guerra, ao perigo e à violência. O vermelho é a cor do elemento fogo, do sangue e do coração humano.

A paixão associada ao vermelho

Afinal, não foi usada a maçã para a representação do pecado original? Acho que não teria o mesmo apelo se fosse um abacate, ou um figo…

O pecado original era vermelho

Aproveitando, convido você a ler meu blog “VERMELHO PARA VER MELHOR”, clicando AQUI.

Muitos arquitetos utizam essa cor para seus projetos, tornando-se uma “marca registrada”. Como por exemplo:

Masp – Lina Bo Bardi

Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer.

Enfim, o vermelho pode aparecer de várias formas em um ambiente. Seja em uma parede, um móvel, objetos de decoração ou revestimentos, entre outros.

Vermelho destacando uma parede

Em cada um destes projetos, usei o vermelho de uma forma distinta, dando diferentes roupagens para trazer calor e aconchego aos ambientes.

Na lareira, o tradicional “cimentado vermelhão”

Algumas vezes, o vermelho pode aparecer como um ponto de destaque, como em uma manta, displicentemente deixada sobre um sofá no ambiente sóbrio e neutro…

Um ponto de destaque entre cores neutras

Outras vezes, a cor quente da cerâmica dos tijolos causa o mesmo efeito, contribuindo com a sensação de aconchego e acolhimento ao espaço.

Tijolos aparentes como revestimento

São inúmeros os exemplos mas isso fica para uma outra oportunidade.

Finalizando, o vermelho não pode ser temido. Ele tem um papel muito importante no estabelecimento de um clima acolhedor no seu espaço.

Convido você a assistir ao vídeo sobre o uso do vermelho na Arquitetura:

ASSISTIR AO VÍDEO

Antes de me despedir, já aviso que NÃO TRABALHO APENAS COM VERMELHO!

Cada espaço é um novo desafio, e tem sua própria personalidade. E essa é a grande magia dessa profissão.

 – – – – – – – – – –

CONTATO PARA PROJETOS

Use o Whatsapp ou nosso formulário de contato.

– – – – – – – – – – – –

Em breve, vamos falar do Cinza, para quem acha que é uma cor fria e sem graça!!

Vou ficando por aqui.

Até a próxima!!

Siga-nos e curta nossa página