Olá de novo!
Hoje vamos mostrar algo muito interessante: a partir de uma foto de um imóvel vazio, construí diversas decorações digitais diferentes, transformando o espaço em ambientes completamente distintos.
As diferentes decorações mostram toda a versatilidade do espaço, valorizando o seu potencial de venda. Essa técnica vem dos Estados Unidos, e de chama HOME STAGING.
Por que “home staging”?
Staging em inglês significa encenação. E é exatamente o espírito do processo: criar um cenário agradável para os possíveis compradores que irão visitar o imóvel em exposição para venda. Na América, profissionais especializados alugam móveis, elementos decorativos, e objetos para “humanizar” o espaço vazio.
Essa técnica vem tomando força aqui no Brasil, mas seu custo é relativamente caro, pois trata-se de alugar todo o mobiliário e demais elementos para compor a decoração.
Staging Digital: menor custo
Na sua versão digital, toda a produção é feita sobre fotografias estrategicamente tiradas do local, e depois trabalhadas com softwares de modelagem 3D, renderização e finalizadas com acabamento fotorrealista. E por um custo BEM MENOS SALGADO!
Para mostrar a versatilidade e potência dessa técnica, utilizei a mesma foto (acima) e fiz a decoração “virtual“, transformando o espaço em ambientes completamente diferentes.
Maquete Eletrônica
O processo de Home Staging Digital é muito parecido com a produção das Maquetes Eletrônicas Fotorrealistas. Você pode ler mais sobre a produção de Maquetes Eletrônicas clicando no link abaixo (vai abrir em outra janela)
Clique aqui para a matéria sobre CONSTRUINDO EM 3D
A diferença está na ESTRUTURA da modelagem: em vez de paredes, pisos e tetos utilizamos como base a foto do local vazio. Neste caso, a parede de tijolos é um elemento inspirador e foi mantida. Então vamos lá:
1 – Dormitório para Casal
A iluminação foi calculada digitalmente para acompanhar a luz que vem pela janela. Objetos pessoais transmitem a sensação de aconchego desse espaço, propício ao descanso e relaxamento.
2 – Loft conjugado
Nesta opção, demos um pouco mais de ênfase na iluminação por LEDs. A disposição do mobiliário aumenta a sensação de espaço.
3 – Sala de Estar
Sempre procuro colocar elementos que remetem a uma casa habitada. Objetos pessoais como manta, velas, revistas, livros e quadros são elementos praticamente OBRIGATÓRIOS em um bom staging, não esquecendo das plantas ornamentais.
4 – Cozinha Aberta
No Digital Home Staging, o céu é o limite! Aqui projetei uma cozinha aberta, com equipamentos modernos e uma bancada para preparo e refeições. Usei uma fita LED sobre a bancada da pia e pendentes LEDS sobre a bancada central.
CLIQUE AQUI PARA VER A MATÉRIA SOBRE LEDS
5 – Quarto de Solteiro
Seguindo a mesma linha do quarto do casal, este ambiente tem cores neutras, e materiais aconchegantes, remetendo ao descanso e ao sono.
Uma curiosidade: a foto acima mostra os elementos que foram aplicados sobre a foto do local. O principal cuidado que devemos ter na produção, é garantir a perspectiva e o enquadramento da foto original.
São inúmeras as possibilidades oferecidas pela produção digital, e poucos profissionais dominam a técnica com perfeição, pois são necessários conhecimentos sobre Arquitetura, modelagem 3d, Iluminação, e finalização digital para o acabamento fotorrealístico.
– – – – – – – – – –
– – – – – – – – – – – –
Clique aqui para saber mais sobre MAQUETE DIGITAL FOTORREALISTA
Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato por e-mail, pelo whatsapp, ou em nosso site.
Até a próxima!!
Leave a Reply