em COOL !
MÁRMORE/LEVANTINA/TRADIÇÃO é o resultado do compromisso da Fundação Levantina de aproximar do público em geral ao setor industrial de extração de pedra natural .
“A necessidade de conhecer e difundir os recursos didáticos do entorno se aplica neste caso ao mármore. A presença na paisagem dos páteos de escavação e sua vinculação com os habitantes da região, adquirem deste modo um valor especial ao fazer a comunicação entre a sociedade e seu patrimônio cultural, histórico, arqueológico, geográfico e artístico.
Para isso se pesquisou o passado das escavações, no resgate de instrumentos e peças antigas, na transmissão das tradições, nos testemunhos orais, e nos diferentes usos do mármore na construção, decoração e esculturas“. Emilia María Tonda Monllor. (Geógrafa y profesora de la UA).
O espaço, destinado à interpretação da história da indústria do Mármre e sua exportação caracteriza-se por uma sucessão de “costelas estruturais que remetem à geometrização da Natureza e da escavação característica deste tipo de extração “.
Montada em um espaço já existente, ela cria seu próprio espaço interno, permitindo ao visitante entrar, abstraindo-se do espaço que o envolve.
Leave a Reply