Olá de novo!
Como vocês sabem, entre outras coisas, trabalho com maquetes eletrônicas fotorrealistas.
Crio cenas completas com enquadramento, iluminação, materiais e revestimentos específicos para cada situação.
Entre todos os projetos que já fiz, os que mais me deram prazer foram aqueles em que pude sair do convencional, romper barreiras, propondo uma ideia inovadora.
Entre esses trabalhos, estão aqueles em que “dominei” as condições atmosféricas como a chuva, garoa e em especial, a neblina.
No projeto acima, decidi ambientar o projeto no momento das primeiras luzes do amanhecer, após uma noite fria e úmida .
O resultado foi bem satisfatorio, pois raramente vemos projetos apresentados dessa forma. Tomei até a liberdade de colocar a bicicleta vermelha do vigilante noturno.
Sempre que mamipulamos as condições atmosféricas, temos que prestar atenção à luz, e suas manifestações.
No estudo acima, me permiti um pouco de “licença poética”: No meio da noite, um pequeno hotel parece estar em dificuldades financeiras.
Foi divertido criar esta cena, para exercitar o controle total da luz e atmosfera. A luminosidade única do luminoso em néon com uma letra “queimada” foram desafios especiais.
Em algumas situações, a neblina assume as propriedades de “bruma”, que é o acúmulo de gotículas de água sobre a superfície da água , diminuindo a visão.
Esta cena, que ficou conhecida como “A Casa do Lago”, deu muito trabalho , especialmente para equilibrar o suave movimento da água, a luminosidade do início da manhã e a paisagem ao fundo. Fiquei particularmente satisfeito com o resultado desse trabalho.
Para finalizar, o projeto de uma residência a ser construída em um local dentro da Mata Atlântica. O local me inspirou a ambientar a apresentação do projeto em meio à neblina da manhã.
Neste projeto, o maior desafio foi reproduzir o “desaparecimento” da vegetação natural, conforme se distanciam da câmera.
Pontos de luz LEDS dão à cena a sensação de conforto e de que os moradores estavam “aquecidos e dormindo” no momento da foto.
– – – – – – – – – –
– – – – – – – – – – – –
Hoje falamos de umidade e neblina. Em breve vamos abordar mais um interessante tema da arquitetura e projetos digitais.
Você pode falar comigo via whatsapp. Veja o ícone abaixo do lado esquerdo. Você pode também se inscrever, para receber atualizações do site.
Um abraço e até a próxima!!
Leave a Reply