em CASA DO FUTURO
Olá.
Desde sempre o homo sapiens necessita de rituais para marcar momentos importantes de sua vida.
Rituais de passagem dos meninos para a vida adulta, Baile das Debutantes, ou a festa dos Equinócios – louvando e agradecendo a colheita – ou ainda as bênçãos das alianças, todos marcam os momentos mais importantes das pessoas, tornando-se um marco, um divisor de águas. Aqui no Brasil é muito comum a festa de comemoração do lançamento da pedra fundamental de uma obra importante assim como é bem conhecida a expressão “festa da cumeeira”, que marca a conclusão da cobertura da obra, dando início à fase de acabamento.
Particularmente eu gosto de rituais, e todos os meus clientes sabem disso. Muitas vezes me cobram a comemoração dos mais importantes momentos da obra, e para isso existem as cerimônias, como por exemplo a “cerimônia das águas”, marcando a instalação da caixa d’água e toda a rede hidráulica. Claro que tudo é motivo para comemoração quando as coisas vão bem e razoavelmente dentro do planejado. Claro que vale um brinde a essa etapa!
De todos os meus rituais, o de maior impacto é sem dúvida, a “Cerimônia das Luzes”. É quando tudo se transforma, a obra vira cenário e o resultado do projeto de iluminação aparece em todo seu esplendor, realçando detalhes, definindo ambientes e envolvendo a todos numa atmosfera acolhedora ou vibrante, dependendo do caso.
Com o teste da iluminação interna e externa, todos os detalhes aparecem literalmente sob novo ponto de vista, indicando também que está mais próximo o momento da mudança para a casa nova, ou inauguração do novo espaço. A fachada ganha destaques e o jardim ganha um bordado de luz e sombra.
Esses pequenos rituais são uma boa oportunidade para integração entre os trabalhadores da obra, fornecedores com o Arquiteto e com o proprietário, que muitas vezes, nem conhece pessoalmente as pessoas que estão trabalhando em sua obra.
– – – – – – – – – –
– – – – – – – – – – – –
Então fica a dica: em sua próxima obra, organize seu próprio brinde para comemorar e selar com chave de outro o encerramento de mais uma etapa!
“E faça-se a luz”
Abraços e até a próxima.
Leave a Reply