em CASA DO FUTURO


Flávio Inserra

Olá. 

Desde sempre o homo sapiens  necessita de rituais para marcar momentos importantes de sua vida.

MAGO

Rituais de passagem dos meninos para a vida adulta, Baile das Debutantes, ou a festa dos Equinócios – louvando e agradecendo a colheita –  ou ainda as bênçãos das alianças, todos marcam os momentos mais importantes das pessoas, tornando-se um marco, um divisor de águas. Aqui no Brasil é muito comum a festa de comemoração do lançamento da pedra fundamental de uma obra importante assim como é bem conhecida a expressão “festa da cumeeira”, que marca a conclusão da cobertura da obra, dando início à fase de acabamento.

CUMEEIRA

Instalação da Comeeira

Particularmente eu gosto de rituais, e todos os meus clientes sabem disso. Muitas vezes me cobram a comemoração dos mais importantes  momentos da obra, e para isso existem as cerimônias, como por exemplo a “cerimônia das águas”, marcando a instalação da caixa d’água e toda a rede hidráulica. Claro que tudo é motivo para comemoração quando as coisas vão bem e razoavelmente dentro do planejado. Claro que vale um brinde a essa etapa!

CERIMONIA 02

Teste dos tubos de Poliestireno em vão de escada | Cena Set

De todos os meus rituais, o de maior impacto é sem dúvida, a “Cerimônia das Luzes”. É quando tudo se transforma, a obra vira cenário e o resultado do projeto de iluminação aparece em todo seu esplendor, realçando detalhes, definindo ambientes e envolvendo a todos numa atmosfera acolhedora ou vibrante, dependendo do  caso. 

CERIMONIA 03

Instalação de luminárias halóginas dirigíveis, tubo de Poliestireno e sanca com lâmpadas incandescentes | Cena Set

Com o teste da iluminação interna e externa, todos os detalhes aparecem literalmente sob novo ponto de vista, indicando também que está mais próximo o momento da mudança para a casa nova, ou inauguração do novo espaço. A fachada ganha destaques e o jardim ganha um bordado de luz e sombra.

Teste de fita LED sobre galhos de árvore

Teste de fita LED sobre galhos de árvore | Cena Set

Esses pequenos rituais são uma boa oportunidade para integração entre os trabalhadores da obra, fornecedores com o Arquiteto e com o proprietário, que muitas vezes, nem conhece pessoalmente as pessoas que estão trabalhando em sua obra. 

Tim-tim

Então fica a dica: em sua próxima obra, organize seu próprio brinde para comemorar e selar com chave de outro o encerramento de mais uma etapa!

“E faça-se a luz”

Abraços e até a próxima.

Siga-nos e curta nossa página