em A CASA DO FUTURO

Arq. Flávio Inserra
Benvindo mais uma vez!
Após a Revolução Industrial, a proliferação de Siderurgias na América e Europa permitiu a Arquitetos e Construtores uma liberdade estrutural inovadora – o novo sistema estrutural teve como sua primeira conquista a possibilidade de construir edificações com alturas até então inimagináveis.
Nova Iorque prosperava e crescia não somente para os lados: agora crescia para cima, buscava o céu, praticamente “arranhando” o firmamento, que já não parecia tão inacessível. Surgiam os primeiros arranha-céus de Manhattan.
Claro que normas de segurança vieram depois, e foi necessário muito tempo para que o horário do lanche fosse desfrutado de forma mais segura e confortável.
Já na Europa, os projetistas – mais eruditos e conservadores que os colegas do Novo Mundo – não se entusiasmaram tanto assim apenas na possibilidade de ganhar altura, e sim na ousadia fazer arte, ousar nas formas e usufruir da liberdade plástica que o novo sistema oferecia.
E foi com o objetivo de demonstrar sua arte e amizade ao povo americano, que os franceses presentearam a América com o mais famoso símbolo metálico da paz: A Estátua da Liberdade.
Na mesma epoca, o Engenheiro Gustav Eiffel acompanhava debaixo de críticas os dois anos da construção de sua horrível torre, projetada para a Exposição Universal de 1889. Duramente criticada pela aristocracia francesa, a Torre Eiffel tornou-se o símbolo da capital parisiense. Quem diria…
Tempo passando, mentes criando e obras surgindo. A criatividade dos arquitetos chegou às residências, e novas formas de estruturar uma casa foram sendo propostas, utilizando de forma arrojada as possibilidades estruturais em metal.
Seja priorizando a apreciação da paisagem, seja integrando o interior com natureza, os grandes vãos metálicos abrem um leque infinito de possibilidades nas mãos dos artistas de projeto e construtores da nova arquitetura internacional.
Se você tiver interesse em acompanhar nosso blog, cadastre-se no final desta página para ser informado sobre novos e interessantes pontos de vista sobre a Arquitetura Contemporânea..
Até a próxima!!
flavio miranda
gostei muito e inovador e muito lindo