Flávio Inserra

Arquitetura cenográfica de idéias

ARQUITETURA, CASA DO FUTURO

A OUSADIA DO METAL

em A CASA DO FUTURO


Arq. Flávio Inserra

Arq. Flávio Inserra

Benvindo mais uma vez!

Após a  Revolução Industrial, a proliferação de Siderurgias na América e Europa permitiu a Arquitetos e Construtores uma liberdade estrutural inovadora – o novo sistema estrutural teve como sua primeira conquista a possibilidade de construir edificações com alturas até então inimagináveis.

Nova Iorque prosperava e crescia não somente para os lados:  agora crescia para cima, buscava o céu, praticamente “arranhando” o firmamento, que  já não parecia  tão inacessível. Surgiam os primeiros arranha-céus de Manhattan.

NYORK

Claro que normas de segurança vieram depois, e foi necessário muito tempo para que o horário do lanche fosse desfrutado de forma mais segura e confortável.

Já na Europa, os projetistas – mais eruditos e conservadores que os colegas do Novo Mundo –  não se entusiasmaram tanto assim apenas na possibilidade de ganhar altura, e sim na ousadia fazer arte, ousar nas formas e usufruir da liberdade plástica que o novo sistema oferecia.

LIBERTY

E foi com o objetivo de demonstrar sua arte e amizade ao povo americano, que os franceses presentearam a América com o mais famoso símbolo metálico da paz: A Estátua da Liberdade.

saiba-mais

Na mesma epoca, o Engenheiro Gustav Eiffel  acompanhava debaixo de críticas  os dois anos da construção de sua horrível torre, projetada para a Exposição Universal de 1889. Duramente criticada pela aristocracia francesa, a  Torre Eiffel tornou-se o símbolo da capital parisiense. Quem diria…

EIFFEL

Tempo passando, mentes criando e obras surgindo. A criatividade dos arquitetos chegou às residências, e novas formas de estruturar uma casa foram sendo propostas, utilizando de forma arrojada as possibilidades estruturais em metal.

????????????????????????

Seja priorizando a apreciação da paisagem, seja integrando o interior com natureza, os grandes vãos metálicos abrem um leque infinito de possibilidades nas mãos dos artistas de projeto e construtores da nova arquitetura internacional.

metal house

Se você tiver interesse em acompanhar nosso blog, cadastre-se no final desta página para ser informado sobre novos e interessantes pontos de vista sobre a Arquitetura Contemporânea..

Até a próxima!!

Siga-nos e curta nossa página

1 Comment

  1. flavio miranda

    gostei muito e inovador e muito lindo

Leave a Reply

Gostou desta matéria? Compartilhe!