em VIVENDO MELHOR


Arq. Flávio Inserra

Arq. Flávio Inserra

Olá!

Como todos sabemos, nossa casa além de ser um local seguro e  confortável, tem a importante função de proteger todos os moradores, principalmente aqueles que tem problemas de equilíbrio e flexibilidade, como os idosos, as crianças e qualquer pessoa que tenha algum tipo de necessidade especial passageira ou definitiva.

casa1

Planejar a residência significa e garantir a autonomia de todos e garantir um funcionamento diário seguro e estável. A maioria dos acidentes ocorrem dentro de casa e são responsáveis  por muitas sequelas que levam a problemas futuros.

planejar

No caso dos idosos, problemas de visão, redução da audição, hipertensão, labirintite e até mesmo efeito colaterais de remédios podem ser causas de  acidentes e sua prevenção, além de reduzir o número de acidentes e custos com médicos e hospitais, melhora a autoestima e a qualidade de vida do idoso e de todos os familiares. 

idoso 01

 Atenção para pequenos detalhes de nossa casa como  disposição dos móveis,  cores e iluminação podem fazer toda a diferença quando pensamos em proteger as pessoas que amamos.

casa 02

Instale fitas adesivas ou dispositivos antiderrapantes sob os móveis. Muitas vezes a criança ou o idoso se apóia neles para se firmar ou buscar equilíbrio.

Paredes de cor clara refletem melhor a luz e detalhes com cores mais fortes podem estimular os sentidos do idoso e tornar a rotina mais dinâmica e agradável.

Uma dica importante: evite que o idoso tenha que se abaixar ou se esticar muito para alcançar os objetos. Cadeiras e sofás com assento médio, braços formes e espaldar alto são mais confortáveis e seguros para se levantar, e móveis com cantos arredondados são mais seguros. As mesas laterais devem ser fixas e fortes o suficiente para permitir o apoio de uma pessoa quando necessário e por isso você deve evitar os móveis de vidro. A cama deve ter altura suficiente que permita ao usuário estar sentado e apoiar os pés no chão, além de levantar-se com facilidade. Abajur de fácil acionamento, telefone e campainha devem estar sempre ao lado da cama, sobre uma mesa de cabeceira segura e firme. 

Tenha em mente que armários com portas de correr não ocupam espaço de circulação, ao contrário das portas de abrir, e as portas devem ter sempre um vão de 80 cm, principalmente para o banheiro e entrada da casa (esta pode ser maior, com 90cm); maçanetas de alavanca (e não redondas) são recomendadas.

Tenha sempre em mente que todos os tapetes devem ser evitados, mas caso permaneçam opte por aqueles de cerdas baixas, e lembre-se de instalar sob todos eles fitas antiderrapantes. 

Tenha sempre em mente que todos os tapetes devem ser evitados, mas caso permaneçam opte por aqueles de cerdas baixas, e lembre-se de instalar sob todos eles fitas antiderrapantes.

A circulação deve ser a mais livre possível (em geral, no mínimo 80 cm)  e na existência de desníveis (no caso dos idosos, cujo dormitório deve preferencialmente ficar no térreo), o melhor é que o este seja vencido através de rampas, com no máximo 8% de inclinação, sempre com corrimão ou guarda-corpo com 90cm de altura (escadas ou rampas). Outra solução interessante é a instalação de elevadores ou plataformas elevatórias.

Caso as escadas sejam necessárias, estas devem ser estáveis e apresentar patamar entre 28 e 30cm para que os pés tenham o apoio necessário, com marcação de início e fim da escada, o que pode ser feito utilizando um material de cor e textura diferentes. 

casa 04

Balizadores (pontos de iluminação) facilitam sua visualização além de substituir desníveis pequenos por rampas, pois podem provocar tropeços.

Nos pisos, opte pelos antiderrapantes, como cerâmicas com textura tátil ou pisos emborrachados entre outros.
A iluminação deve ser abundante e uniforme, evitando pontos escuros que possam esconder objetos compensando as dificuldades visuais. As lâmpadas devem ser anti-ofuscantes, e os interruptores devem se iluminados, além de  estarem localizados de modo a facilitar o acesso.

Cena Set | São Paulo

Cena Set | São Paulo

O Jardim deve ser bem iluminado para que quem esteja dentro da casa enxergue bem o que há do lado de fora garantindo segurança física e psicológica.

No banheiro, barras de apoio, vaso sanitário elevado e banco dentro do box podem facilitar o uso e evitar o risco de quedas. Lembre-se que toalheiros e demais acessórios devem suportar o peso de uma pessoa, pois é muito comum a ocorrência de quedas por apoio nesses objetos. Mas como cozinha e banheiros são um capítulo à parte, falaremos especificamente sobre estes locais em breve.

Catastre-se gratuitamente para receber em seu e-mail interessantes pontos de vista sobre a Arquitetura Contemporânea.

Até a próxima!

Fonte

Siga-nos e curta nossa página