Flávio Inserra

Arquitetura cenográfica de idéias

ARQUITETURA, COOL !

ESCADAS: CONEXÃO COM O ALTO

em COOL ! * 


Algumas pessoas, tem muitas superstições a respeito da sexta-feira 13. Algumas evitam cruzar um gato preto, outras não passam embaixo de escadas. Bem, este elemento arquitetônico não é tão mau assim. Afinal, essa invenção milenar de origem incerta permite nossa ligação com os planos superiores, certo?.

Sorte ou azar, SANTOS DUMONT acreditava que a primeira pisada deveria ser feita sempre com o pé direito (os canhotos que não me leiam) criando uma escada que obriga o usuário a subir “corretamente”. A escada verde na casa Encantada, residência em Petrópolis / RJ idealizada por ele ainda existe com seus degraus alternados.

ESCADA SANTOS DUMONT

E para quem acha que as escadas não ficam bem na fita nesta sexta 13, que tal uma escada em fita mesmo?! Essa foi idealizada pelo trio Petr Hájek, Tomáš Hradečný, Jan Šépka do antigo escritório tcheco HSH.

ESCADA HSH

Para os ateus que recomendariam uma melhor instrução para os supersticiosos temos uma escada também, como esta escada-biblioteca da londrina LEVITATE.

ESCADA LEVITATE

Quem não liga muito pra crendices irá adorar a colorida escada em espiral do escritório AB ROGERS DESIGN de Londres também. De um nível a outro você estará obrigatoriamente sempre embaixo da escada.

ESCADA AB ROGERS DESIGN

E para os que não querem arriscar sua boa sorte projetei esta “escada-escultura”  que flutua sobre o sol, lembrando cartas de baralho jogadas sobre o gramado. Certamente esta não tem o lado de baixo!

WP_000060

ESCADA 02

Produzida em chapa de Aço cobrada, projetei esta escada para que “flutuasse” como um origami, desafiando a gravidade. O segredo? … é segredo!

ESCADA 01

 

Enfim, seja em concreto, vidro, aço, madeira , as escadas possuem em si só forte impacto visual. BOA SORTE a todos na busca pela ascensão nos planos físicos!

compartilhar fb

Se você tiver interesse em acompanhar nosso blog, Cadastre-se no final desta página para ser informado sobre novos e interessantes pontos de vista sobre a Arquitetura Contemporânea..

Até a próxima!!

Siga-nos e curta nossa página

1 Comment

  1. Suely R. Medaglia

    Muito bom!!!
    Ascensão e conexão com outros planos…

Leave a Reply

Gostou desta matéria? Compartilhe!