em PAPO DE ARQUITETO
Olá!
Talvez por reunir duas coisas que adoro, (Iluminação e cenografia), hoje me surpreendi com uma luminária fantásica. Na verdade, trata-se de uma Escultura de Luz.
Inspirada nos desenhos de Ernst Haeckel (1834-1919), a escultura Formas na Natureza foi criada pelos designers Thyra Hilden (Dinamarca) e Pio Diaz (Argentina), do Atelier Hilden Diaz.
Mais do que uma “Escultura de Luz” ou uma simples luminária, o que ela tem de surpreendente é a relação luz/sombra que ela produz:
Com o recurso simples de intensificar o brilho interno, a luz transforma o espaço em um ambiente cênico, projetando grandes sombras nas paredes e teto como se fossem troncos e galhos.
O conjunto é composto de uma forte fonte de luz no centro e um denso sistema de galhos e troncos produzidos em miniatura. A floresta é espelhada a partir do eixo central e forma um círculo de 360 graus a redor da fonte de luz criando o paradoxo entre o real e o cenográfico. Incrível, não é mesmo?
Curiosamente, as raízes são os elementos da floresta mais visíveis. Assim, a escultura não só é espelhada, mas também está virada de cabeça para baixo no trabalho dos artistas Hilden & Diaz. E à medida que a intensidade da luz aumenta, o ambiente torna-se lentamente mais e mais fascinante.
Leave a Reply