em PAPO DE ARQUITETO


FLÁVIO INSEREA ARQUITETO

 

Olá!

Talvez por reunir duas coisas que adoro, (Iluminação e cenografia), hoje me surpreendi com uma luminária fantásica. Na verdade, trata-se de uma Escultura de Luz.

TRONCOS 02

Inspirada nos desenhos de Ernst Haeckel (1834-1919),  a escultura Formas na Natureza foi criada pelos designers Thyra Hilden (Dinamarca) e Pio Diaz (Argentina), do Atelier Hilden Diaz.

Mais do que uma “Escultura de Luz” ou uma simples luminária, o que ela tem de surpreendente é a relação luz/sombra que ela produz:

TRONCOS 01.PNG

Com o recurso simples de intensificar o brilho interno, a luz transforma o espaço em um ambiente cênico, projetando grandes sombras nas paredes e teto como se fossem troncos e galhos.

O conjunto é composto de uma forte fonte de luz no centro e um denso sistema  de galhos e troncos produzidos em miniatura. A floresta é espelhada a partir do eixo central e forma um círculo de 360 graus a redor da fonte de luz criando o paradoxo entre o real e o cenográfico. Incrível, não é mesmo?

TRONCOS 03.PNG

Curiosamente, as raízes são os elementos da floresta mais visíveis. Assim, a escultura não só é espelhada, mas também está virada de cabeça para baixo no trabalho dos artistas Hilden & Diaz. E à medida que a intensidade da luz aumenta, o ambiente torna-se lentamente mais e mais fascinante.

Siga-nos e curta nossa página