Flávio Inserra

Arquitetura cenográfica de idéias

ARQUITETURA, COOL !

Hotéis de gelo

em COOL !


A princípio, parece aterrorizante ficar em hotel congelante. Mas, esqueça o gelo e o frio. Pense nas maravilhas que podem ser vividas nestes lugares! Assistir a Aurora Boreal de pertinho, contar com luxos e regalias como bares exclusivos, capelas românticas para casamentos, esculturas de gelo, atividades ao ar livre…

São essas e outras as promessas feitas pelos hotéis de gelo, além da experiência única. Conheça agora 12 dos melhores hotéis de gelo do mundo! 1 . Jukkasjäroi Ice Hotel, na Suécia Jukkasjäroi Ice Hotel foi o primeiro de seu tipo e é o maior deles. Está localizado em uma pequena cidade, 200 km a partir do Círculo Polar Ártico, habitada por 1.100 pessoas e 1.000 cães. A cada ano, porém, durante o inverno mais de 50.000 pessoas chegam ao lugar na esperança de ver a aurora boreal. Cobrindo 5.500 metros quadrados, o hotel foi construído com 1.000 toneladas de gelo e 30 mil toneladas de uma mistura de neve e gelo para reforçar a estrutura. Tudo nos quartos é feito de gelo: camas de blocos de gelo, sofás de gelo, bares de gelo… Mas, pelo menos, os banheiros são aquecidos.

© Christopher Hauser / ICEHOTEL

© Christopher Hauser / ICEHOTEL

2 . Hotel de Glace, Quebec, Canadá O luxuoso Hotel de Glace perto de Quebec é projetado e construído todos os anos em questão de semanas. As características incluem um enorme deslizamento de gelo e uma capela para casamentos (feita de gelo, é claro).

Hotel de Glace Quebec Canadá foto por Luc Rousseau

Hotel de Glace Quebec Canadá foto por Luc Rousseau

3 . Ártico Resort Kakslauttanen, Finlândia No Ártico Resort Kakslauttanen, na Finlândia, você pode ficar em um iglu (quente) com um telhado de vidro para que você possa assistir a Aurora da sua cama. Kakslauttanen fica cerca de 250 km ao norte do Círculo Polar Ártico, o que pode parecer um pouco fora de rota, mas são apenas 30 minutos do aeroporto de Ivalo.

Kaklsauttanen Ártico Resort

Kaklsauttanen Ártico Resort

4 . Sorrisniva Igloo Hotel, Alta, Noruega Cobertores, sacos de dormir térmicos e uma sauna irá mantê-lo aquecido no Sorrisniva Igloo Hotel. O hotel também organiza atividades como safáris de snowmobile, trenós puxados por renas e passeios para ver as luzes .

Sorrisniva Ice Hotel Valhalla Suite fotos por Vidar Hoel

Sorrisniva Ice Hotel Valhalla Suite fotos por Vidar Hoel

5 . Hotel Iglu, Grandvalira, em Andorra Quem disse que você tem que ir para o norte congelado para desfrutar de uma experiência abaixo de zero? Em Andorra, o Hotel Iglu tem apenas quatro quartos e está situado a 2.350m acima nos Pirinéus, assim você pode esquiar até a porta da frente e andar de raquetes de noite sob as estrelas.

Hotel Iglu foto por Grandvalira

Hotel Iglu foto por Grandvalira

6 . Vila de Neve, Finlândia Cobrindo uma área de 20.000 metros quadrados, a Vila de Neve muda de forma e tamanho a cada inverno, mas sempre apresenta esculturas de gelo, bares de gelo, uma capela e 30 quartos. Se você não quer dormir no gelo, há acomodações aquecidas mais tradicionais.

@ Snow Village Finlândia

@ Snow Village Finlândia

7 . Hotel de Gelo, Montreal, Canadá A principal característica do Hotel de Gelo, em Montreal, é o seu bar de gelo Jägermeister. Ele se descreve como uma “experiência única, uma aventura gastronômica e uma fonte de entretenimento para a família e cultura urbana e esporte”. Para garantir tudo isso, além do bar de gelo, tem um spa ao ar livre, um restaurante com 60 lugares, um centro de convenções e um labirinto.

Snow Village Montreal Canada @ Matthieu Bichat

Snow Village Montreal Canada @ Matthieu Bichat

8 . Aurora Ice Museum, Alaska, EUA O Aurora Ice Hotel foi construído onde ficava Chena Hot Springs Resort, na cidade de Fairbanks, Alaska, em 2003. Infelizmente, no verão seguinte, sua estrutura derreteu. No mesmo lugar, foi criado o Ice Museum Aurora, que fica aberto todo o ano, graças a um sistema de resfriamento geotérmico hi-tech. Embora você não possa passar a noite lá, você pode admirar lustres do museu feitos de cristais de gelo. As peças mudam de cor a cada seis segundos e imitam as Luzes do Norte. Há ainda um jogo de xadrez gigante e com peões e cavalos em tamanho naturais.

Aurora sobre o Museu de Gelo em Chena Hot Springs Resort, por Travis Knauss

Aurora sobre o Museu de Gelo em Chena Hot Springs Resort, por Travis Knauss

9 . Hotel de Gelo, Romênia O Hotel de Gelo foi o primeiro de seu tipo na Europa Oriental. O hotel está situado ao lado do lago Bale, no alto das montanhas dos Cárpatos. Esquiadores cross-country devem tomar seguir pela famosa Transfagarasan Road, mas este é o país do Drácula, por isso esteja atento, principalmente à noite .

Hotel de Gelo Romênia @ Chris Burton

Hotel de Gelo Romênia @ Chris Burton

10 . Kemi Castelo de Neve, Finlândia Kemi Castelo de Neve é uma “verdadeira vitrine de neve, um trabalho arquitetônico dos construtores locais”. As crianças vão ficar impressionadas com o playground interno, de neve e gelo. A opção mais romântica é “Olokolo”, ninhos de amor construídos nas paredes e equipados com sacos de dormir quentes com telhados claros para contemplar a Aurora.

Castelo de Neve @ Timo Laapotti / Foto4U

Castelo de Neve @ Timo Laapotti / Foto4U

11 . Kirkenes Hotel de Neve, Noruega No Kirkenes Hotel de Neve, eles dizem: ‘neve é frequentemente descrita como algo negativo, quando a neve está caindo na Europa ou na América do Norte, cidades param completamente e o tráfego vira um caos. Nós, consideramos a neve nossa amiga’ . Suas paredes têm mais de 70 centímetros de espessura e, para encarar a temperatura estável a -5 graus, os sacos polares são capazes de suportar até 35 graus negativos irão mantê-lo confortável.

Kirkenes Snow Hotel Noruega, escultura @ nevra Artes

Kirkenes Snow Hotel Noruega, escultura @ nevra Artes

12 . Eskimo Village, Eslovênia Fazendo parte do Eslovênia Iglu Hotel, Eskimo Village é uma vila habitada apenas por esquimós, onde os iglus são unidos por um sistema de túneis. Não é luxuoso – o site avisa que não há chuveiros disponíveis, embora ‘usar a neve para se lavar pode ser muito refrescante’. Como é frio do lado de fora, você pode se aquecer com vinho quente.

Iglu romântico @ Eskimo Village

Iglu romântico @ Eskimo Village

Fonte: Skyscanner

Siga-nos e curta nossa página

1 Comment

  1. Josefina

    Adoraria conhecer, principalmente o da Finlândia. Achei lindos os iglus iluminados e o teto de vidro, para ver a aurora boreal, bem quentinha sem sair da cama rsrsrrs

Leave a Reply

Gostou desta matéria? Compartilhe!