Flávio Inserra

Arquitetura cenográfica de idéias

ARQUITETURA, CASA DO FUTURO

Italianos criam telha que já vem com placas solares

Italianos criam telha que já vem com placas solares

A invenção é uma alternativa aos painéis fotovoltaicos tradicionais, que são grandes e pesados

1470207_10201011122463409_1753134295_n-e1447332235753

As empresas italianas Area Industrie Ceramiche e REM desenvolveram a Tegola Solare, uma telha cerâmica com células fotovoltaicas integradas. É uma alternativa sustentável que não atrapalha a estética original das telhas, como acontece muitas vezes com os painéis fotovoltaicos tradicionais, que são grandes e pesados.

DESCUBRA LOJA

Cada telha tem quatro células que transformam a luz solar em energia elétrica, e a fiação fica logo embaixo do telhado. A invenção pode gerar cerca de 3 kW de energia em uma área instalada de 40 m², o que já seria capaz de suprir as necessidades energéticas da residência.

As telhas fotovoltaicas são mais caras do que as placas convencionais, mas sua instalação é feita como a de qualquer outro telhado.

Fonte: Gazeta do Povo

—–x-x-x—–

compartilhar fb

—–x-x-x—–

Veja Também:

PROPRIEDADES MEDICINAIS DO MEL

O SAL COMO AGENTE DE LIMPEZA

Siga-nos e curta nossa página

30 Comments

  1. R

    Esta cerâmica telha fotovoltaica é de importância par todos assim muito importante ser publicado e comentado

    • Hélio do B

      “Tornar comum” do latin “comunicare” qualifica a publicação como Real (R: conjunto de números Reais), logo não somente “par” mas também “ímpar”.

  2. Francisco Carlos Malosá

    Isto é demasiado importante para as atividades de diminuição da poluição e recuperação dos carbonos , assim é muito importante o conhecimento e a forma com que se é realizado muitas barragens e concentrações de grandes usinas seriam menos poluentes ao ambiente….

  3. Balduino Rabelo

    Excelente alternativa às placas, cuja eficácia, todavía, deve ser devidamente mensurada e explicitada, em relação àquelas, em virtude da perda de espaço para a área cerámica de cada unidade. Entendo que a energia fotovoltaica seja a melhor alternativa para o Brasil, considerando a enormé periodo de en ensolação do país , e, por outro lado, em virtude da queda acentuada da participação da energia hídrica na matriz, seja por fatores climáticos adversos, seja por problemas ambientais para construção de novas usinas. Resta o problema de custo, ainda elevado para uma economia em séria crise , mas que poderáver amenizado com alguma criatividade e, necessariamente, com algum incentivo governamental, que se reverterá em elevados beneficios económicos, ambientais e políticos. Sou um admirador e entusiasta radical do sistema!

  4. Excelente alternativa às placas, cuja eficácia, todavía, deve ser devidamente mensurada e explicitada, em relação àquelas, em virtude da perda de espaço para a área cerámica de cada unidade. Entendo que a energia fotovoltaica seja a melhor alternativa para o Brasil, considerando a enormé periodo de ensolação do país , e, por outro lado, em virtude da queda acentuada da pparticipação da energia hídrica na
    matriz, seja por fatores climáticos adversos, seja por problemas ambientais para construção de novas usinas. Resta o problema de custo, ainda elevado para uma economia em séria crise , mas que poderáver amenizado com alguma criatividade e, necessariamente, com algum incentivo governamental, que se reverterá em elevados beneficios económicos, ambientais e políticos. Sou um admirador e entusiasta radical do sistema!

  5. Natalie

    Excelente alternativa! Já está à venda?

  6. o produto é bom, e promete…

    meu medo é ser como o pisca-pisca da árvore de natal, rs, onde queimou uma, já era… ou tem sua capacidade abalada…

    vamos torcer prá prosperar esse projeto…

  7. Edson Júpiter Ferreira Ribeiro

    Tudo na vida tem uma vida útil, assim também são as células solares.

  8. Really need to know how to get a quote on these tiles

  9. dalva gaspar rando

    Eu gostaria de comprar tem aqui no brasil

  10. já tem em São Paulo..?
    Quem vende e o preço

  11. Muito interessante. Gostaria de saber se aqui no Brasil existe algum representante para ser contactado para orçamento.

  12. toda e qualquer coisa que seja de utilidade para o bem da humanidade seja bem vindo mas depende ,se fore a preço de ouro e preferido viver a pai Adão no escuro

  13. O perfil deles no facebook está abandonado desde 2013 e o site está fora do ar. Existe um contato real?

  14. Parabéns!! Fantástico!!

  15. Gerson

    Qual o preço ?

  16. Rui Costa

    Não acho boa a solução como alternativa aos painéis fotovoltaicos normais porque :

    1- Os painéis fotovoltáicos normais não são assim tão pesados e podem não ser colocados no telhado mas em qualquer outro espaço desde que não fique sombreado
    2- A orientação e inclinação dos panéis é fundamental para a otimização do seu rendimento.
    3 – A limpeza periódica de poeiras e outras sujeiras é mais facil
    4 – A instalação por fazes ou ampliação é mais fácil
    5 – O aspeto de um telhado tradicional ficará estéticamente um tanto “estranho”

  17. THIAGO O

    Rui sobre seus enunciados:

    1 – Concordo.
    2- Aplica-se também ao sistema apresentado na reportagem.
    3- Concordo (por conta da geometria curva)
    4- Não dá pra saber né? primeiro porque, não fala na reportagem se é possível aplicar por “partes” segundo, que pode ser mais facil este sistema, visto que a própria reportagem fala que é igual a de um telhado comum.
    5- Estranho é uma análise reflexiva baseada na percepção… Então este parâmetro eu retiraria da discussão, o que é estranho para um pode ser lindo para o outro… Há quem diga o mesmo do outro sistema.

    Eu finalizaria dizendo, preciso de mais dados para avaliar melhor, porque encontrei duas vertentes (apresentada por você) que indicam que o sistema anterior é melhor, mais um que é o preço (a reportagem afirma que esse é mais caro)…. Parece que o antigo ainda ganha, mas temos que ter mais dados técnicos pra saber ao certo.

    Estimas

  18. Antonio Farias

    Caro Thiago e Rui. Gostaria de acrescentar mais um item à discussão.
    Foi dito anteriormente que a duração é de 30 anos. Baseado em que se pode fazer esta afirmação, já que é criação recente? Não sou contra a inovação e experimentação. Mas para instalar um sistema confiável e com duração garantida também fico com o sistema convencional que já tem mais de 30 anos aplicados em satélites e nos telhados do mundo inteiro.

  19. Iara

    Tudo que vem para reduzir custos é de extrema importância além do bem a natureza que pode proporcionar. Parabéns aos criadores! e aguardamos boas idéias que substituam esta energia ultrapassada e cara que usamos atualmente. Não depender do bem precioso que é a água para energia e sim do sol, é mais que obvio!

  20. EDSON

    Pelo jeito é daqueles produtos futuristas. Ninguém sabe de nada.

  21. Eva Carvalho Leôncio

    Gostaria de saber se ja está disponível no Brasil e o preço para revenda pois trabalho com material de construção.

  22. Romualdo Melo

    Quantas peças cobre por m2 , se é somente capa , ou é capa bica juntas qual é o peso de cada peça , comprimento , largura !!!!

  23. Jomar Tavares Santana

    Sem dúvida, um grande avanço tecnológico. Vai facilitar muito meu trabalho como técnico da área eletro eletrônica.

  24. PERGUNTA~SE SE HÁ DESCONTO PARA PORTUGAL POIS O SOL É JÁ TACHADO PARA AS
    ARIAS DE CONTROÃO

Leave a Reply

Gostou desta matéria? Compartilhe!