em PAPO DE ARQUITETO
Olá!
Em nossa conversa de hoje vamos ver um pouco dos maravilhosos jardins de tulipas da Holanda. Famosas no mundo inteiro, as tulipas florescem em abril e maio, período em que o maior parque de flores do mundo, o Keukenhof, abre suas portas. Não se anime muito, pois as portas para a temporada de 2015 foram fechadas em dia 17 de maio.
Ali mais de 7 milhões de bulbos de flores são plantados todos os anos. Uma coleção fantástica de: tulipas, jacintos, narcisos, orquídeas, rosas, cravos, íris, lírios e muitas outras flores são exibidas nos jardins e mais quatro pavilhões, criando um verdadeiro espetáculo de cores e perfumes.
Apesar de o parque estar aberto apenas oito semanas por ano, ele atrai cerca de 800.000 visitantes todos os anos, e para esse momento tão especial, a cada temporada de visitas, o Keukenhof cria um visual novo de acordo com um tema central. Há tulipas e outras flores em qualquer direção que se olhe, o que o torna um lugar único no mundo e uma experiência inesquecível para pessoas de todas as idades, apesar do curto período de exposição.
Localizado a apenas meia hora de Amsterdã, Haia, Haarlem, Leiden,e Delft, o Parque Keukenhof causa sérios problemas de trânsito na região que o envolve durante as semanas de abertura.
Uma boa alternativa é ficar em cidades próximas e ir a Keukenhof de bicicleta, pedalando à beira dos campos de tulipas, um cenário tipicamente holandês.
– – – – – – – – – –
– – – – – – – – – – – –
HISTÓRIA:
As tulipas, que começaram a ser cultivadas no Império Otomano (atual Turquia), foram trazidas para a Holanda no século XVI. Quando Carolus Clusius escreveu o primeiro grande livro sobre tulipas, em 1592, elas se tornaram tão populares que bulbos eram roubados do seu jardim frequentemente. Essa flor curvilínea e colorida cresceu junto com a Era de Ouro da Holanda tornando-se popular em pinturas e festivais. Em meados do século XVII, as tulipas eram tão populares que criaram a primeira bolha econômica, chamada de “tulipomania”. À medida que as pessoas compravam bulbos, eles se tornaram tão caros que passaram a ser usados como moeda, até que o mercado quebrou.
Hoje a Holanda ainda é conhecida por suas tulipas e outras flores, sendo chamada carinhosamente de “floricultura do mundo”. As flores são cultivadas em grandes e coloridos campos, e há vários festivais de tulipas em todo o país na primavera. O povo holandês levou seu amor pelas tulipas consigo ao se mudar para outros países, e por isso há tulipas e festivais dedicados a elas em Nova York (antiga Nova Amsterdam) e em Holland, Michigan, nos EUA, onde as pessoas têm uma forte ligação com suas raízes holandesas.
Leave a Reply