em PAPO DE ARQUITETO


flavio 150 credito

Olá!

Em nossa conversa de hoje vamos ver um pouco dos maravilhosos jardins de tulipas da Holanda. Famosas no mundo inteiro, as tulipas florescem em abril e maio, período em que o maior parque de flores do mundo, o Keukenhof, abre suas portas. Não se anime muito, pois as portas para a temporada de 2015 foram fechadas em dia 17 de maio.

Planta do Keukenhof.              Clique para ampliar

Ali mais de 7 milhões de bulbos de flores são plantados todos os anos. Uma coleção fantástica de: tulipas, jacintos, narcisos, orquídeas, rosas, cravos, íris, lírios e muitas outras flores são exibidas nos jardins e mais quatro pavilhões, criando um verdadeiro espetáculo de cores e perfumes.

PArque Keukenhof - Holanda

PArque Keukenhof – Holanda

Apesar de o parque estar aberto apenas oito semanas por ano, ele atrai cerca de 800.000 visitantes todos os anos, e para esse momento tão especial, a cada temporada de visitas, o Keukenhof cria um visual novo de acordo com um tema central. Há tulipas e outras flores em qualquer direção que se olhe, o que o torna um lugar único no mundo e uma experiência inesquecível para pessoas de todas as idades, apesar do curto período de exposição.

Keukenhof 04

Localizado a apenas meia hora de Amsterdã, Haia, Haarlem, Leiden,e Delft, o Parque Keukenhof causa sérios problemas de trânsito na região que o envolve durante as semanas de abertura.

saiba-mais

Uma boa alternativa é ficar em cidades próximas e ir a Keukenhof de bicicleta, pedalando à beira dos campos de tulipas, um cenário tipicamente holandês.

Keukenhof 06

HISTÓRIA:

As tulipas, que começaram a ser cultivadas no Império Otomano (atual Turquia), foram trazidas para a Holanda no século XVI. Quando Carolus Clusius escreveu o primeiro grande livro sobre tulipas, em 1592, elas se tornaram tão populares que bulbos eram roubados do seu jardim frequentemente. Essa flor curvilínea e colorida cresceu junto com a Era de Ouro da Holanda tornando-se popular em pinturas e festivais. Em meados do século XVII, as tulipas eram tão populares que criaram a primeira bolha econômica, chamada de “tulipomania”. À medida que as pessoas compravam bulbos, eles se tornaram tão caros que passaram a ser usados como moeda, até que o mercado quebrou.

 tulipa

Hoje a Holanda ainda é conhecida por suas tulipas e outras flores, sendo chamada carinhosamente de “floricultura do mundo”. As flores são cultivadas em grandes e coloridos campos, e há vários festivais de tulipas em todo o país na primavera.  O povo holandês levou seu amor pelas tulipas consigo ao se mudar para outros países, e por isso há tulipas e festivais dedicados a elas em Nova York (antiga Nova Amsterdam) e em Holland, Michigan, nos EUA, onde as pessoas têm uma forte ligação com suas raízes holandesas.

Siga-nos e curta nossa página