em OBJETOS DO DESEJO


 

1Luminária-Arco-design-italiano

Entre as décadas de 50 e 60, os irmãos Achille e Pier Giacomo Castiglioni se tornaram conhecidos projetistas italianos, graças às suas criações inovadoras e sofisticadas, que lhes renderam importantes prêmios de design, como o Compasso d’Oro.

2

Até hoje, os cobiçados objetos de decoração desenvolvidos pela dupla seguem em produção sob licença especial, e estão expostos em importantes museus em todo o mundo, como o Museum of Modern Art de Nova York, o Royal Institute of British Architects de Londres, o Musée des Arts Decoratifs de Paris, o Museu de Arte Moderna de São Paulo, entre outros.

3

Lançada em 1962, a luminária Arco reflete o conceito de forma e função, com design elegante e atemporal, capaz de ser combinado a diferentes estilos de decoração. Contam os italianos que o designer Achille Castiglioni não se sentia satisfeito com a forma como a mesa da sala de jantar era iluminada: o ponto de luz normalmente é posicionado no centro do teto, mas na maioria das vezes, as mesas não estão posicionadas ao centro da sala, estão deslocadas em função dos outros mobiliários que compõem o ambiente. Inspirados no formato dos tradicionais postes de rua italianos, Achilles e Pier Giacomo projetaram a luminária de seus sonhos: a Arco.

4

Produzida na Itália pela Flos, seguindo os mesmos métodos artesanais desde 1962, a luminária Arco é composta por três partes. A base, em mármore Carrara branco ou negro, chega a pesar cerca de 65 quilos, e exalta tanto a beleza natural da pedra italiana quanto a qualidade de seu acabamento polido. Um furo, posicionado estrategicamente na lateral da peça em mármore, faz com que sejam necessárias apenas duas pessoas utilizando um cabo de vassoura para movimentar e posicionar a luminária no local desejado.

Base em mármore carrara

Base em mármore carrara

Produzido em aço inoxidável, o arco possui três níveis de regulagem telescópica, possibilitando variar sua altura em relação ao objeto a ser iluminado. O princípio é o mesmo de uma vara de pesca, sendo que aqui, o arco também abriga os fios de energia.

6

O refletor é formado por duas peças: uma parte fixa funciona como uma tampa perfurada, que oferece boa refrigeração para a lâmpada além de criar um lindo efeito de iluminação indireta, que se propaga por todo o ambiente; e uma parte móvel, como um grande anel em alumínio polido, que pode ser direcionado para o ponto que se deseja iluminar.

A harmonia do design puro, e ao mesmo tempo sofisticado, faz com que a luminária Arco seja um dos objetos de decoração mais desejados nas residências modernas.

Preço: US$ 2.696 (sem impostos e frete)

Representante no Brasil: Onlight

Fonte: Blog do Luxo

 

Siga-nos e curta nossa página