Novos aplicativos para dispositivos móveis estão disponíveis para download de forma gratuita

O site Architect Magazine listou três plataformas de realidade virtual e aumentada para projetos e construção, que podem ser usadas em smartphones e tablets.

Confira abaixo:

1. Augment (disponível para iOS e Android)

O Augment faz parte de uma nova classe de apps que permite às equipes de projetos utilizarem plantas em 3D. Ele oferece plug-ins para Sketchup, Revit, 3DS Max, SolidWorks, entre outros.

Após fazer o upload de modelos para o aplicativo, o usuário usa a câmera do seu dispositivo móvel para escanear plantas no papel ou a obra física, trazendo o projeto à vida na tela. É possível compartilhar as imagens e, em breve, o app possibilitará a mudança de cor dos objetos.

2. Visidraft (disponível para iOS)

O app permite a visualização de produtos de construção e outros elementos, como mobiliário, em 3D. Quando o usuário insere o objetivo virtual, o aplicativo mostra a distância entre ele e o entorno. Assim, é possível “andar” ao redor e ver como os espaços mudam.

Ele é compatível com modelos do Autodesk – AutoCAD e Revit, 3DS Max Platforms, SketchUp da Trimble, Nemetschek Vectorworks e ArchiCAD do Graphisoft.

3. SmartReality (disponível para iOS e Android)

O app funciona com vários softwares 3D, incluindo o Revit. É possível transformar plantas em 2D para modelos 3D interativos tanto em tablets quanto em fones de realidade virtual e “smart glasses”.

O usuário arquiva seus modelos com o JBKnowledge, que converte eles para uso no app. Em seguida, é possível escanear essas plantas com a câmera do SmartReality, sincronizando-as com o modelo 3D correto.

Uma versão do app compatível com tablets que rodam o software de digitalização Project Tango do Google permite ao usuário caminhar por um piso plano enquanto um modelo virtual aparece ao redor dele.

arq_72593

Publicada originalmente em ARCOweb em 08 de Setembro de 2015

Fonte: Arcoweb

Siga-nos e curta nossa página